Toxina Botulínica

A toxina botulínica é substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, toxina esta que pode provocar relaxamento muscular por meio da inativação de uma substância química chamada acetilcolina no local de união entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). Ela havia sido usada, desde a década de 80, para tratamento de doenças neurológicas e oftalmológicas em que ocorre contração involuntária ou exagerada da musculatura (tiques, paralisia cerebral, espasmos, etc.).

A utilização da toxina botulínica na área cosmética iniciou-se na década de 90, promovendo a melhoria das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos da face. Inicialmente questionou-se sobre a possível toxicidade do procedimento, uma vez que se utiliza a injeção de uma toxina, entretanto trata-se de um procedimento extremamente seguro, pois a dose necessária para causar efeitos tóxicos ao organismo necessita ser em torno de mil vezes maior do que a usada habitualmente num procedimento cosmético. A ação da toxina é localizada, provocando paralisia muscular que permanece de 2 a 6 meses em média. Após esse período o músculo é capaz voltar à sua contração normal.

Hoje o tratamento é reconhecidamente eficaz e seguro, quando executado por profissionais com formação adequada, constituindo um dos tratamentos cosméticos mais realizados e difundidos em todo o mundo.



Quais os locais indicados para serem tratados com a toxina botulínica?

As principais indicações são as rugas entre as sobrancelhas, testa, área ao redor dos olhos (Pés-de-galinha), levantamento das sobrancelhas, abertura dos olhos (ocidentalização das orientais) levantamento da ponta do nariz, rugas peribuicais nos fumantes, diminuição do sorriso gengival, Hiper-hidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés: diminuição do excesso de suor.




Como é realizado o procedimento?

A região do corpo a ser tratada é inicialmente limpa com soro fisiologico e deve receber cerca de 30 minutos antes da aplicação cremes à base de xilocaína para anestesiar o local. A. Em seguida o medico dermatologista realiza a aplicação com injeções nos pontos pré determinados, com seringa e agulha de insulina.




O tratamento é doloroso?

O procedimento é ligeiramente doloroso, porem com os cremes anestésicos atuais pode muitas vezes passar despercebido.




A aplicação pode deixar marcas ou hematomas?

Podem ficar pequenos pontos avermelhados no local onde foi introduzida a agulha, mas tendem a desaparecer horas depois do procedimento. Em algumas pessoas, geralmente aquelas que fazem uso de aspirinas ou vitaminas antioxidantes podem apresentar pequenos hematomas que permanecem por ate 5 a 10 dias, principalmente na área ao redor dos olhos onde a pele é mais fina. Nestes casos deve-se utilizar um protetor solar até que as manchas desapareçam.




Quais os cuidados logo após a aplicação?

Os pacientes devem ser orientados a voltar às suas atividades rotineiras normalmente. A restrição é que no período de quatro horas após a aplicação o paciente deve evitar deitar, fazer ginástica e movimentar-se em exagero.




Após quanto tempo os resultados da apli-cação da toxina botulinica podem ser percebidos?

Normalmente, de 48 a 72 horas após o procedimento. Às vezes, pode levar até uma semana.




Quanto tempo dura o efeito do tratamento?

As rugas de expressão podem desaparecer totalmente por cerca de 4 a 6 meses, após este período o tratamento deve ser realizado novamente. O músculo sempre voltará a contrair, não havendo seqüelas definitivas.




Existe algum risco de paralisar a expressão do rosto após o tratamento?

Não. O tratamento tem como objetivo relaxar a musculatura que esta apresentando um excesso de contração. Em mãos devidamente treinadas a aplicação garante face um aspecto descansado e rejuvenescido, com alto índice de satisfação.




Existe idade mínima ou máxima para uso da toxina botulinica?

Não existem idades pré definidas, porem procura-se evitar o procedimento em idades muito precoces, indicando-se o tratamento a partir do momento em que começarem a aparecer as rugas dinâmicas da face.




Quais as contra-indicacoes do uso da toxina botulinica?

Não pode ser utilizado por gestantes e por pessoas sensíveis à substância ativa, alérgicas a clara de ovo ou em uso de antibióticos aminoglicosideos.




Importante

A toxina botulínica constitui um procedimento que só deve ser realizada por profissionais médicos especializados que conheçam tanto a anatomia da região quanto as características completas da substância utilizada. Caberá ao médico indicar os locais da aplicação e as rugas a serem tratadas. Sempre desconfie de tratamentos milagrosos e aqueles realizados em cabelereiros e salões de beleza e estética.


Dermamed Dermatologia e Estética

Fones: 11 3654-1280 / 3654-1278 / 99779-6566 / 94257-3695


Av. Hilário Pereira de Souza, 406 - Torre São Paulo - Sala 702 - Centro - Osasco - SP

Email: consdermamed@gmail.com e consultorio@dermamed.com.br