Com o avanço da idade, o ácido hialurônico da pele diminui, comprometendo a hidratação e a elasticidade da pele econtribuindo para o surgimento das rugas.
O que é ácido hialurônico?
É uma substância presente no organismo de todos os animais e encontra-se em todos os órgãos do corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele contém 56% do total. No nosso organismo, essa substância é responsável pelo volume da pele (derme), forma dos olhos e lubrificação das articulações. O ácido hialurônico em forma de gel cristalino atua juntamente com o ácido hialurônico do corpo criando volumes, integrando-se naturalmente ao tecido e permitindo a passagem de elementos nutritivos importantes como oxigênio e hormônios. Como as células também podem passar através dos fragmentos do gel, a pele mantém-se saudável durante a permanência do ácido hialurônico.
O que é um preenchimento?
É a colocação na profundidade da pele de um implante natural injetável, biodegradável para controle de rugas e aumento de tecido mole para resultados semi-permanentes. É composto de ácido hialurônico de origem não animal.
Como o ácido hialurônico age?
Agem substituindo a perda do depósito natural de ácido hialurônico da pele, aonde este vai diminuindo a sua concentração com o passar da idade.
É necessário realizar teste cutâneo antes da aplicação?
Não, pois o ácido hialurônico é de origem não animal, sendo assim, com rara possibilidade de alergenicidade.
Quais as possíveis reações adversas em relação ao uso de ácido hialurônico injetável?
Pode ocorrer o aparecimento de vermelhidão, inchaço, rigidez da pele e formação de granuloma que deverão desaparecer no período de quatro a seis dias após a aplicação. Para melhores resultados, aconselha-se o uso de compressas frias (gelo) antes, durante e após as aplicações.
Em qual caso o ácido hialurônico é contra-indicado?
É contra-indicado em pacientes com sensibilidade ao ácido hialurônico, doenças auto-imunes, suscetibilidade a formação de quelóide e diabete melito. Deve ser evitado em mulheres grávidas ou em caso de amamentação. Atualmente existem várias densidades de ácido hialurônico que podem promover apenas a hidratação local, assim como o aumento de volume em proporções variáveis.
Quando pedir a um profissional para receber o tratamento?
Logo que perceber que as rugas, dobras ou depressões faciais no rosto estão visíveis, assim que começar a pensar em intensificar a beleza natural. Essa é a hora de procurar um profissional e falar sobre ácido hialurônico.
Que tipo de profissional procurar para me beneficiar do tratamento?
Para segurança, os produtos ácido hialurônico são desenvolvidos para serem utilizados por profissionais que seguem um protocolo específico. O profissional ideal é o médico dermatologista.
O que acontece durante uma sessão de tratamento com ácido hialurônico?
Durante a sessão, que dura aproximadamente 30 minutos o profissional injeta ácido hialurônico superficialmente na sua pele, especificamente nas áreas a serem tratadas, nada mais.
O tratamento é doloroso?
Os produtos de ácido hialurônico foram desenvolvidos para que sejam o mais indolor possível. Além disso, o profissional perguntará sobre a sensibilidade à dor. Desta forma, pode propor o uso de um anestésico local.
Quanto tempo é necessário para ver os resultados? Quanto tempo duram?
O resultado é imediatamente visível na área tratada. Aumento do volume dos lábios, intensificação do contorno dos lábios, desaparecimento das rugas, preenchimento das dobras ou depressão profunda. Os resultados duram por um longo tempo (entre nove a 12 meses).
Com que frequência as sessões devem acontecer?
A não ser que seja determinado de outra forma pelo profissional, não é necessário marcar uma outra sessão, na mesma área, antes dos nove a doze meses.
Quais são os possíveis efeitos colaterais de ácido hialurônico? Tenho que ficar em casa durante dias?
Os produtos são feitos de ácido hialurônico, uma substância que existe naturalmente na pele humana. Desde seu lançamento, não foram reportados nenhuma reação alérgica ou efeitos colaterais. No final da sessão, pode voltar imediatamente para a vida social e profissional, sem precisar sofrer um isolamento social prolongado.
Em caso de dúvida procure sempre um dermatologista.